Loading

sexta-feira, maio 18

Semana Lollipop #1

E ai, Galera

Ainda no pique de Lollipop Chainsaw, tenho mais dois posts com temáticas que envolvem o jogo, o tópico de hoje é impossível de fugir aos olhos: a presença das mulheres em jogos e a "erotização" dos mesmos.



A uns tempos atrás, na época em que eu jogava Super Nintendo, os jogos eram completamente diferente, o público de que jogava também, e geralmente o papel das mulheres nos jogos que geralmente não passava de donzela indefesa, que o diga Zelda, Princesa Peach, e outos principalmente dessa época de 8-bits "romantizados", se me permitirem a licensa poética, além disso o público feminino que jogava nessa época sofriam muito preconceito, por vídeo-games serem "para meninos".


Com o passar do tempo, foram introduzindo levemente mulheres e a medida que mais e mais garotas iam entrando nos jogos mais seus bustos e curvas iam se desenvolvendo, o que - de acordo com minhas pesquisas - começou com uma versão do Pac Man feminina, a Lady Bug ou Mrs. Pac Man, deu início a revolução sexual nos mundo dos jogos, bem como no mundo real, só que sem queimar sutiãs. 



A partir daí não se sabe se a presença das mulheres era para cativar o público feminino ou para atrair ainda mais o masculino, pois começaram a abusar de esteriótipos para não falar em peitos, grandes franquias como Soul Calibur, Dead or Alive, e algumas personagens com Bayonetta e a própria Juliet Starling, que mesmo com tanto "peso" para carregar, conseguem fazer combos inacreditáveis.




Mas, a vida é uma caixinha de surpresas, ultimamente há um grande equilíbrio entre a mulher idealizada e a mulher real nos jogos - tal qual como nosso contexto literário - onde mesmo durante o periodo das "peso-pesados" já existia personagens em padrões menos exagerados e que mesmo assim não perdem o sex-appeal, como a protagonista de Metroid, Samus Aran, que muitos nem imaginavam ser mulher, Faith e sua amiga Cel, Ada Wong, Lady e muitas outras que usam mais que seu corpo para chamar a atenção dos marmanjos.


Enfim, para alguns isso pouco importa, já para outros - principalmente os pais - já se torna um assunto questionável, mas em geral, todos sempre acabam escolhendo suas musas, independende do estilo ou dos atributos, porque sem dúvida, as mulheres conquistaram seu lugar no mundo dos jogos.



o.<

Nenhum comentário:

Postar um comentário